
O que é e qual a importância do PMBOK?
O PMBOK (Project Management Body of Knowledge), ou seja, o guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos, é uma padronização dos processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas da gestão de projetos.
A gestão de projetos se tornou essencial para o bom desempenho de uma empresa de qualquer área de atuação. Com ela, é possível melhorar a qualidade dos produtos, tornar os processos mais eficientes e atender as necessidades do mercado com mais facilidade.
Com o passar dos anos, novas técnicas foram criadas e aprimoradas para o gerenciamento de prioridades, prazos e custos nos projetos. Assim, surgiram várias práticas e guias, e o Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um de seus principais exemplos.
O nosso post vai lhe mostrar o que é PMBOK, como ele é feito e qual é a relevância dele para a gestão de projetos e o sucesso de um negócio. Acompanhe a seguir.
O que é PMBOK?
Ele é um guia criado para indicar boas práticas no gerenciamento de projetos. As orientações do PMBOK não devem ser seguidas a risca, já que cada projeto possui características e especificidades que os diferenciam dos demais.
Cada equipe deve ser responsável pela adoção de medidas eficientes e que trazem bons resultados, adaptando esses conceitos à realidade existente. Desse modo, ele é utilizado para orientar a atuação de gestores de projetos em diversas áreas, como a tecnologia da informação.
Por mais que PMBOK não ofereça explicações detalhadas e aprofundadas sobre o assunto, ele pode ser utilizado como uma ótima ferramenta para você conhecer os termos e as expressões mais comuns para a gestão de projetos.
Quem e como ele é elaborado?
O PMBOK é produzido pelo Project Management Institute (PMI). O PMI é uma instituição internacional sem fins lucrativos formada por profissionais da gestão de projetos. O PMBOK é fundamentado em dois conceitos principais: as áreas de conhecimento e o processo de gerenciar um projeto.
A primeira questão está relacionada aos conteúdos que devem ser administrados. Elas são definidas pelos conhecimentos necessários para a composição e a execução das atividades e técnicas a serem realizadas. Seus principais exemplos são o escopo, a integração, o tempo e o custo.
Já a segunda parte é focada nas etapas essenciais da gestão de projetos. Ela as divide em grupos e subgrupos que facilitam a aplicação e o acompanhamento das atividades, como: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento.
Qual é a importância?
Ao saber o que é PMBOK, você conhece as melhores práticas de gerenciamento de projetos, podendo aplicá-las em inúmeras áreas de atuação. Esses conceitos podem ser introduzidos em processos simples e que fazem parte do cotidiano de sua empresa, como a criação de um novo software ou a gestão do setor relacionamentos humanos.
Além disso, isso facilita a padronização das atividades, a melhoria do fluxo de informações e dados, a mitigação de riscos, o aumento dos lucros, o controle dos prazos de entrega e a redução de despesas.
Portanto, analise muito bem sua infraestrutura empresarial, veja como é possível melhorar as atividades e obter resultados positivos e potencialize as oportunidades de sucesso do negócio.
Fonte: http://flowup.me/blog/